Solicite uma proposta

Blog

A Importância do Retrato Corporativo

Categoria: Reportagens

No contexto da fotografia, geralmente, o termo “retrato” é usado para designar um tipo de imagem que expresse um indivíduo único, suas características físicas, comportamentais e, muitas vezes também, sua posição social. Já no universo corporativo, é conhecido como instrumento eficaz de valorização da imagem profissional e da marca de uma empresa.

Tendo em vista o advento das redes sociais, pode-se afirmar que a figura dos profissionais no contexto midiático passou a ficar cada vez mais em evidência.Quando alguém busca um serviço na internet, uma das primeiras análises que faz é do perfil do prestador. Aover  a imagem de uma pessoa, a mente  emite um julgamento automático, onde a máxima de que “ a primeira impressão é a que fica” se aplica bem.Sendo assim, eis a importância desta foto expressara eficiência da organização por ele representada.

Valores como credibilidade, responsabilidade, ética… são alguns dos muitos atributos que o consumidor espera ao contratar um serviço. E antes do primeiro contato interpessoal, é a expressividade do retrato que vai falar sobre o profissional.

Vale dizer que não apenas os traços físicos, mas a linguagem corporal e as microexpressões faciais tornarãoevidentes muitas características. Detalhes como luz, composição, maquiagem, até figurino e o cenário de fundo, também devem ser levados em conta através de uma análise prévia. O objetivo é que o retrato corporativo ajude sua audiência a fazer uma apreciação positiva da imagem do profissional, associando-a à marca da empresa em que atua.

Em termos práticos, é essa leitura feita pelo consumidor que gerará a seguinte avaliação: qualidade inferior de imagem= negócio pouco confiável; qualidade superior de imagem= valor agregado à marca e ao serviço. Portanto, a aparência que projeta promoverá ou não, a organização em que trabalha.

Na dúvida sobre o impacto do seu retrato corporativo nas redes sociais de negócio, basta perguntar-se que qualidades de sua personalidade e do serviço que presta estão evidenciadas na foto do seu perfil: Confiança ou inexperiência? Prosperidade ou escassez? Segurança ou despreparo? Seriedade ou irreverência? Esmero ou desleixo? Profissionalismo ou amadorismo?Outro questionamento importante é: Analisando o seu retrato, se você estivesse no lugar do consumidor, contrataria seus serviços?

Vale lembrar que cada profissão exige predicados específicos. Profissionais da saúde, por exemplo, precisam denotar vida saudável. Os da moda, necessitam estar bem vestidos e alinhados com as tendências. E assim por diante…

Confiança, acessibilidade, honestidade, inteligência, organização, paixão pelo que faz…são qualidades esperadas em todas as profissões e, portanto, devem estar implícitas na linguagem corporal dos retratados, ao posarem para as câmeras. É algo que vai muito além de posar e sorrir, ou posar, e ficar sério.

Para facilitar este processo de análise e projeção da sua imagem profissional, seguem algumas dicas:

– Reflita sobre o serviço que presta e a empresa que representa: missão, valores e metas.

– Posicione-se fisicamente de modo a expressar os atributos exigidos por sua profissão;

– Seja fiel à mensagem que deseja transmitir;

– Demonstre elegância e simplicidade.

Para finalizar esta reflexão,é imprescindível destacar que, apesar da popularização dos  smartphones, sendo um facilitador da produção de imagens no século XXI, quando se trata da projeção no mundo corporativo, é aconselhável  contar  com a ajuda de um especialista. Recorra aos serviços de um fotógrafo. Reunindo técnica e direção, ele produzirá imagens que serão excelentes elementos de comunicação e apresentação profissional, de modo a contribuir para o sucesso do seu negócio.

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Vamos marcar uma conversa para que possamos apresentar ainda com mais detalhes o nosso trabalho, será um prazer!